CroPoesias – Poesias, Crônicas e Contos

CroPoesias – Poesias, Crônicas e Contos

CroPoesias – Poesias, Crônicas e Contos

CroPoesias

Inicialmente, eu criei o blog CroPoesias visando apenas divulgar minhas poesias e crônicas, mas com aprimoramento do estilo e a demanda pela poesia, meu foco de criação tornou a poesia, fazendo com que eu abandonasse a crônica, gênero que também muito aprecio.

Porém, num insight criativo veio a minha mente a ideia de criar, baseado no próprio título do blog, um gênero de postagem o qual eu denominei de CroPoesias, que se constitui na consolidação de ambos os gêneros – poesias e crônicas – num só texto.

Mas por que CroPoesias, porque misturar poesia e crônica? O que elas têm de tão poderoso a ponto de despertar o interesse do leitor comum? De alegrar corações entristecidos ou mentes em desespero?

O Que é Poesia?

A poesia é uma manifestação de beleza e estética retratada pelo poeta em forma de palavras. No sentido figurado, poesia é tudo aquilo que sensibiliza, alegra, comove ou desperta sentimentos e emoções nas pessoas. É uma forma de arte que inspira e encanta, que é sublime e bela pelo que expressa e impressiona os sentidos do ser humano.

O Que é Crônica?

A crônica é uma narração curta escrita pelo mesmo autor e publicada em seção habitual de um jornal, blog ou meio de comunicação de massa, na qual são relatados fatos do cotidiano e outros assuntos relacionados à arte, esporte, ciência, etc.

Os cronistas procuram descrever os eventos relatados na crônica de acordo com sua própria visão crítica dos fatos, muitas vezes através de frases dirigidas ao leitor, como se estivesse estabelecendo um diálogo. Ela possui assim uma finalidade utilitária e pré-determinada: agradar aos leitores dentro de um espaço sempre importante, criando-se assim, no transcurso dos dias ou das semanas, uma familiaridade entre o escritor e aqueles que o leem. O cronista pode ser considerado o poeta dos acontecimentos do dia-a-dia. A crônica, na maioria dos casos, é um texto curto e narrado em primeira pessoa, ou seja, o próprio escritor está “dialogando” com o leitor.

CroPoesias

A CroPoesias é a minha marca, meu símbolo poético e espero que ele se perpetue. Se copiarem, se plagiarem não será motivo de aborrecimento e nem desapontamento para mim, pelo contrário, será uma forma prática de ajudarem-me na divulgação de um novo estilo de obra poética na qual existe a manifestação da beleza e da estética literária num só objeto literário, num único conjunto literário consolidado.

Conheça também meu blog Sentimentos&Letras

 

ROBERT THOMAZ

5 comentários sobre “CroPoesias – Poesias, Crônicas e Contos

  1. Cida Basso Krammer

    Sobre o que li gistei muito , sabe como tocar a alma feminina ! Abraço !

  2. Robert Autor da Postagem

    Prezada Cida agradeço seu elogio e fico feliz que tenha gostado. Tudo de bom para você.

  3. Robert Autor da Postagem

    Prezada Neyde fico honrado e lisonjeado em recebê-la em meu recanto poético. Fico feliz esteja gostando de minhas poesias, pois elas expressam o que corre no coração do ser humano de maneira geral. Obrigado pelo elogio. Tudo de bom para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.